Suspensão de Voos da Azul afeta 4 Estados
O Mundo Aviação Brasil apurou que recentemente a suspensão de voos da Azul afetou 4 destinos nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. A medida, que entra em vigor a partir de 10 de março de 2025, afetará diversas rotas operadas tanto pela própria Azul quanto pela sua subsidiária sub-regional, Azul Conecta.
Motivos da Suspensão
Em nota, a Azul afirmou que os cancelamentos se devem a uma série de fatores, incluindo o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar. Além disso, a empresa mencionou a falta de peças para manutenção de aeronaves, especialmente dos modelos ATR, que são amplamente utilizados em voos regionais tendo Campinas como um de seus hubs.
Apenas como comparação e curiosidade, listamos o gráfico abaixo fornecido no site da Anac sobre a tarifa área média das 3 principais empresas do Brasil, e notamos que a Azul desde 2015 teve o maior valor praticado.
Confira os detalhes da situação Azul explicado no vídeo abaixo:
Cidades Impactadas
No Ceará, os destinos afetados incluem Sobral, Benedito, Crateús e Iguatu, todos operados pela Azul Conecta. A companhia continuará a operar voos regulares em Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Fortaleza.
No Piauí, as cidades impactadas são Parnaíba e São Raimundo Nonato, que tinham voos conectando à capital. A Azul seguirá operando voos regulares em Teresina, conectando os clientes diretamente a três destinos.
No Maranhão, a rota São Luís-Barreirinhas será suspensa devido à baixa ocupação, que tinha uma média de 27%. A empresa continuará a operar voos em São Luís e Imperatriz.
No Rio Grande do Norte, a rota Natal-Mossoró será cancelada. A Azul continuará a operar voos regulares em Natal, oferecendo conexões para mais de 11 destinos em voos diretos.
Voos Extras no Carnaval de 2025
Apesar dos cancelamentos, a Azul anunciou que terá voos extras para o Carnaval de 2025. Entre 26 de fevereiro e 9 de março, a companhia irá operar 108 voos adicionais, oferecendo mais de 15 mil assentos extras para destinos turísticos no Nordeste. As operações conectarão Belo Horizonte a cidades como João Pessoa, Maceió, Natal, Aracaju, Salvador e Porto Seguro.
A suspensão dos voos é uma medida necessária para ajustar a oferta à demanda e garantir a sustentabilidade das operações da companhia. A Azul reforça que os clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
📰 Fonte: Anac e Azul
📷 Imagens: MAB
Comments